APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Mestrado e Doutorado Acadêmico – caracteriza-se pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a função da Matemática na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As atividades de pesquisa do Programa têm por objetivo a produção de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de saberes científicos e educacionais, considerando o contexto e as dimensões histórica, política e social, bem como as tecnologias disponíveis. As primeiras turmas de Mestrado Acadêmico e de Doutorado tiveram suas atividades iniciadas em 2008 e o número de egressos até 2017 foram: 212 mestres e 121 doutores. O Doutorado deste Programa tem abrangência nacional envolvendo alunos de todas as regiões do país.

Teses Concluídas até 2017 – Regiões de origem dos egressos: Norte (14), Nordeste (20), Centro-Oeste (8), Sudeste (75) e Sul (1).

 

PÚBLICO ALVO

Professores que ensinam matemática em todos os níveis de ensino e educadores, licenciados ou bacharéis em áreas afins, desde que aprovados pela Comissão Coordenadora do Programa.

 

Aulas

Aulas presenciais em Pirituba - São Paulo.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

A área de concentração Educação Matemática investiga conhecimentos, saberes e práticas docentes, analisando, de modo crítico, processos pedagógicos e formativos. Relaciona saberes científicos, tecnológicos, educacionais e escolares referentes à Matemática, de modo a produzir pesquisas, possibilidades metodológicas e produtos educacionais destinados ao ensino e à aprendizagem de conceitos e procedimentos dessa área do conhecimento, relativos às diferentes etapas da Educação Básica e Ensino Superior, favorecendo a inclusão social de todos os estudantes. Visa, portanto, ampliar e aprofundar a base de conhecimentos dos pós-graduandos para a pesquisa e para o ensino de Matemática. 

 

LINHAS DE PESQUISA

Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Inovações: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos em diferentes níveis de ensino. Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação Matemática, tecnologias digitais e referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática.

 

Formação de professores, Currículo e História: Essa linha tem por objetivo estudar os processos de formação de professores que ensinam matemática, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes tanto na modalidade presencial como a distância, e suas implicações na área de Educação Matemática. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos. Visa também a produção de conhecimento sobre história da matemática escolar no Brasil e sua articulação com a formação de professores. Essa produção é orientada por diversas questões de fundo como: Por que ensinamos o que ensinamos em matemática? Por que determinados saberes matemáticos são valorizados para o ensino em detrimento de outros? Além disso, esta linha promove estudos interdisciplinares e interculturais, examinando a evolução histórica das ideias matemáticas e da sua filosofia, bem como os fatores socioculturais e ambientais influenciando a Educação Matemática.

 

Educação Matemática Inclusiva e suas tecnologias: A força motriz desta linha de pesquisa é a busca de caminhos para a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto escolar. As investigações focam questões teóricas, metodológicas, pedagógicas e cognitivas que ofereçam apoio às práticas matemáticas de aprendizes com necessidades educacionais especiais. A consciência de uma sociedade inclusiva tem conduzido os estudos por uma via de mão dupla. Por um lado, visa-se contribuir com a estruturação de uma didática para o ensino de Matemática que favoreça uma compreensão profunda dos processos de aprendizagem; por outro, procura-se oferecer, aos professores de Matemática, ferramentas didático-pedagógicas para acolher, em suas salas de aulas, todos os alunos.

SELEÇÃO E MATRÍCULAS

ESTRUTURA CURRICULAR

MESTRADO

Disciplinas obrigatórias:

  • Metodologia de Pesquisa I;
  • Aspectos Filosóficos e Históricos da Educação Matemática

 

Disciplinas de Conhecimento Matemático: é obrigatório cursar duas disciplinas deste bloco, a serem escolhidas dentre as que seguem:

  • Tópicos Fundamentais da Álgebra Linear
  • Tópicos Fundamentais da Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Análise
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística

 

Disciplinas optativas:

  • Atividade de Pesquisa;
  • Avaliação em Educação Matemática
  • Educação a Distância: Fundamentos e Prática
  • Estatística para Pesquisa em Educação Matemática
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias da Aprendizagem

 

Disciplinas relativas à linha de pesquisa:

  • Conhecimento para Docência na educação Básica
  • Desenvolvimento Curricular de Matemática
  • Didática da Álgebra
  • Didática da Geometria
  • Didática do Cálculo
  • Educação Matemática e Inclusão
  • Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática
  • Fundamentos de Didática da Matemática

 

DOUTORADO

Disciplinas obrigatórias:

  • Metodologia de Pesquisa II
  • Seminário de Pesquisa

 

Disciplinas de Conhecimento Matemático: é obrigatório cursar duas disciplinas deste bloco, a serem escolhidas dentre as que seguem:

  • Tópicos Fundamentais da Álgebra Linear
  • Tópicos Fundamentais da Álgebra
  • Tópicos Fundamentais de Análise
  • Tópicos Fundamentais de Aritmética
  • Tópicos Fundamentais de Geometria
  • Tópicos Fundamentais de Probabilidade e Estatística

 

Disciplinas optativas:

  • Tópicos de Pesquisa
  • Avaliação em Educação Matemática
  • Educação a Distância: Fundamentos e Prática
  • Estatística para Pesquisa em educação Matemática
  • Tendências em Educação Matemática
  • Teorias de Aprendizagem

 

Disciplinas relativas à linha de pesquisa:

  • Conhecimento para Docência na educação Básica
  • Desenvolvimento Curricular de Matemática
  • Didática da Álgebra
  • Didática da Geometria
  • Didática do Cálculo
  • Educação Matemática e Inclusão
  • Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática
  • Fundamentos de Didática da Matemática

CORPO DOCENTE

Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva
E-mail: angelicafontoura@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5279665144777466

 

Prof. Dr. Luiz Gonzaga Xavier de Barros
E-mail: lgxbarros@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7153984138216512

 

Profa. Dra. Maria Elisa Esteves Lopes Galvão
E-mail: elisa.galvao@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0294609067982327

  

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado
E-mail: maria_prado@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3310915186532953

 

Profa. Dra. Marlene Alves Dias
E-mail: marlene_dias@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2059184538313808

 

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa
E-mail: nielce.lobo@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0671320217542424
  

 

Profa. Dra. Rosana Nogueira de Lima
E-mail: rosana.nogueira@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6571466466877887
  

 

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo
E-mail: ruy.pietropaolo@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2747970094543043
 


Profa. Dra. Samira Fayez Kfouri
E-mail: samira.kfouri@unopar.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1062104500601310

 

Profa. Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
E-mail: solangehf@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9597455795635724
 

 

Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrósio
E-mail: ubiratan.dambrosio@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1531403209010948

 

CONTATO

DOCUMENTOS

EDITAL Nº 021/2018 - PROCESSO SELETIVO ESTUDANTE ESPECIAL - 2018/2

EDITAL Nº 020/2018 - PROCESSO SELETIVO ESTUDANTE ESPECIAL - 2018/2

EDITAL Nº 018/2018 - PROCESSO SELETIVO ESTUDANTE ESPECIAL - 2018/2

EDITAL Nº 019/2018 - PROCESSO SELETIVO - ESTUDANTE ESPECIAL 2018/2

EDITAL Nº 010/2018 - Classificados PROSUP

EDITAL Nº 009/2018 - PROCESSO SELETIVO - BOLSA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

EDITAL Nº. 002/2018 - PROSUP/CAPES

Edital 001/2018 - BOLSA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE/CAPES)

Edital de Resultado 016/2016 - Processo Seletivo Doutorado

Edital de Resultado 015/2016 - Processo Seletivo Mestrado

Lista de Deferimento de Inscrições - 2018/1 - Mestrado

Lista de Deferimento de Inscrições - 2018/1 - Doutorado

Edital Nº014/2017 - Doutorado em Educação Matemática

Edital Nº013/2017 - Mestrado em Educação Matemática

Edital Resultado PROSUP 2017

Edital Nº 008/2017 - Vagas Remanescentes

Edital 011/2017 - Prosup

Aditamento nº002/2017

Edital Nº006/2017 - Resultado

Lista de Deferimento / Indeferimento

Aditamento Nº.001/2017 - Processo Seletivo

Edital 004/2017 - Processo Seletivo Mestrado em Educação Matemática

Edital PROSUP 002/17 - Resultado

Edital Bolsas PROSUP - 2017/1

Edital Doutorado Sanduíche - Ed. Matemática