APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Mestrado Acadêmico e Doutorado caracteriza-se por estudos e pesquisas sobre a função da Matemática na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, didático e histórico-cultural. As atividades de pesquisa do Programa centram-se em questões relativas aos processos cognitivos, linguísticos e didáticos envolvidos na aprendizagem da Matemática, bem como na compreensão das relações entre saberes científicos e saberes escolares, considerando o contexto e as dimensões histórica, política, tecnológica e social. As primeiras turmas de Mestrado Acadêmico e de Doutorado tiveram suas atividades iniciadas em 2008.

Público-Alvo

Professores de Matemática de todos os níveis de ensino e profissionais de áreas afins.

 

Aulas

Aulas presenciais em Pirituba - São Paulo.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Educação Matemática

A área de concentração Educação Matemática caracteriza-se por estudos e pesquisas que problematizam a Matemática e sua função na Educação, enfatizando os pontos de vista epistemológico, cognitivo, didático e histórico-cultural. As investigações que envolvem questões relativas aos processos didáticos, e aos fenômenos que estes originam, buscam compreender as relações entre saberes científicos e saberes escolares, e não se limitam a simples identificação de técnicas de ensino. A produção desses saberes deve ser considerada em contexto, fundamentada nas dimensões histórica, política e social, bem como relacionada às tecnologias disponíveis.

 

Linhas de pesquisa

Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas Inovações: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos em diferentes níveis de ensino. Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação Matemática e diversos referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática.


Tecnologias Digitais e Educação Matemática: Essa linha de pesquisa tem como foco investigar as oportunidades que as tecnologias digitais podem oferecer à Educação Matemática. A linha considera como a tecnologia nos desafia a repensar os fundamentos do ensino e da aprendizagem da Matemática nos diferentes graus de ensino e como os objetivos da Educação Matemática se transformam na sociedade tecnológica. Os estudos envolvem ainda as mudanças no papel do professor e das abordagens de ensino na presença de ferramentas tecnológicas. As investigações contemplam também o design de ambientes tecnológicos destinados a atender a diversidade de educandos que compõem o cenário escolar na atualidade, o que inclui os ambientes virtuais de aprendizagem no universo da Educação a Distância.

 

Formação de professores que ensinam Matemática: Essa linha tem por objetivo estudar os processos de formação de professores que ensinam Matemática, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem, levando em conta tendências contemporâneas da formação de educadores e suas implicações na área de Educação Matemática. Desse modo, esta linha deverá contribuir para a construção de referenciais de análise da formação de profissionais dessa área, frente às inovações curriculares que vêm sendo propostas e às transformações do mundo do trabalho.


Tendências Internacionais da História e da Filosofia da Matemática e seus reflexos na Educação Matemática: Esta linha de pesquisa tem como finalidades: um estudo interdisciplinar e intercultural, examinando a evolução histórica das ideias matemáticas e da sua filosofia, bem como os fatores sócio-culturais e ambientais influenciando a educação matemática. Especial atenção é dada à etnomatemática e à dinâmica dos encontros culturais. São destaques a geração (aspectos cognitivos), a organização intelectual (epistemologia) e social (história) e a difusão (sistemas educacionais e popularização, incluindo tecnologia e mídia) das ideias matemáticas. Particular atenção é dada às tendências da Educação em todo o mundo, com atenção especial para o Ensino da Matemática.



Educação Matemática Inclusiva: A força motriz desta linha de pesquisa é a busca de caminhos para a promoção de uma cultura educacional que respeite a diversidade de aprendizes presente no contexto escolar. As investigações focam questões teóricas, metodológicas, pedagógicas e cognitivas que ofereçam apoio às práticas matemáticas de aprendizes com necessidades educacionais especiais. A consciência de uma sociedade inclusiva tem conduzido os estudos por uma via de mão dupla. Por um lado, visa-se contribuir com a estruturação de uma didática para o ensino de Matemática que favoreça uma compreensão profunda dos processos de aprendizagem; por outro, procura-se oferecer, aos professores de Matemática, ferramentas didático-pedagógicas para acolher, em suas salas de aulas, todos os alunos.

SELEÇÃO E MATRÍCULAS

Processo Seletivo - Mestrado em Educação Matemática

Inscrições: até 21/08/2017

Prova: 26/08/2017

Resultado: 30/08/2017

Matricula: 04/09/2017

 

Para mais informações acesse o Edital

<< Aditamento <<

<< Inscrições <<

ESTRUTURA CURRICULAR

CORPO DOCENTE

Profa. Dra. Angélica da Fontoura Garcia Silva
E-mail: angelicafontoura@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5279665144777466

 

Prof. Dr. Luiz Gonzaga Xavier de Barros
E-mail: lgxbarros@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7153984138216512

 

Profa. Dra. Maria Elisa Esteves Lopes Galvão
E-mail: elisa.galvao@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0294609067982327

  

Profa. Dra. Maria Elisabette Brisola Brito Prado
E-mail: maria_prado@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3310915186532953

 

Profa. Dra. Marlene Alves Dias
E-mail: marlene_dias@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2059184538313808

 

Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da Costa
E-mail: nielce.lobo@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0671320217542424
  

 

Profa. Dra. Rosana Nogueira de Lima
E-mail: rosana.nogueira@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6571466466877887
  

 

Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo
E-mail: ruy.pietropaolo@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2747970094543043
 

 

Profa. Dra. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
E-mail: solangehf@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9597455795635724
 

 

Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrósio
E-mail: ubiratan.dambrosio@anhanguera.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1531403209010948

 

CONTATO

TESES/DISSERTAÇÕES

Não é permitida a reprodução total ou parcial para quaisquer fins sem a prévia autorização formal.
No caso de uso de informações contidas na obra, na forma de citação, é obrigatório referenciar o documento de acordo com as normas vigentes.

DOCUMENTOS