APRESENTAÇÃO

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ensino de Ciências e Saúde

 

Linhas de Pesquisa

Ciência, Saúde e Ambiente: Essa linha de pesquisa visa contemplar estudos sobre o ensino de Ciências e Saúde em ambientes não formais. Tem como pressuposto que a situação de saúde é um fenômeno coletivo complexo, que têm dimensões diversas (sociais, ambientais, físicas e biológicas) e precisam ser interpretadas nos estudos sobre saúde humana. Assim, as questões da qualidade de vida, do ambiente e da sustentabilidade devem ter como foco o estudo das tecnologias associadas à preservação e utilização da natureza, ao desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Desse modo, essa linha de pesquisa visa desenvolver estudos sobre a formação e/ou práticas de profissionais da saúde que promovem o ensino sobre saúde-doença-prevenção, em diferentes territórios e espaços não formais (comunidades, centros de saúde, organizações não governamentais), pela articulação do conhecimento específico da área da saúde, conhecimentos pedagógicos e conhecimento da população atendida para promover abordagens adequadas. Esses profissionais possibilitam por meio do ensino interdisciplinar, a produção de avanços nas práticas da saúde, sobretudo em relação às doenças endêmicas e epidêmicas. Trata-se, portanto, de uma linha de pesquisa que visa ampliar o olhar dos profissionais sobre a complexidade do fenômeno saúde-doença-cuidado, proporcionando um diálogo com as principais abordagens contemporâneas em Saúde Pública.

Ensino e aprendizagem em Saúde e Ciências da Natureza: Essa linha é caracterizada pela investigação de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de fatos, conceitos e procedimentos relativos à área das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Saúde, em diferentes etapas da Educação Básica e do Ensino Superior, visando o desenvolvimento do letramento científico. Nas investigações são consideradas as tendências contemporâneas do Ensino de Ciências e Saúde, do uso das Tecnologias Digitais e de diferentes referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da área em questão. Essa linha tem por finalidade estudar os processos de formação – inicial ou continuada – de professores que ensinam Ciências da Natureza e Saúde, incluindo os currículos desses processos, em estreita relação com os contextos em que estes ocorrem e levando em conta tendências contemporâneas da formação de docentes. O uso das novas tecnologias é um dos aspectos fundamentais para os estudos sobre os processos formativos.

SELEÇÃO E MATRÍCULAS

ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplinas Obrigatórias

  • Metodologia de Pesquisa
  • Tendências em Ensino de Ciências da Natureza
  • Teorias e Práticas Interdisciplinares em Ciências e Saúde

 

Disciplinas Optativas

  • Atividades de Pesquisa
  • Ciências no Ensino Fundamental
  • Corpo, Saúde e Movimento
  • Desenvolvimento Curricular em Ciências e Saúde
  • Doenças da Modernidade e Mecanismos de Prevenção
  • Doenças Infecciosas e seu Impacto Social
  • Educação em Saúde
  • Ensino Investigativo em Ciências e Saúde
  • Estatística para Pesquisa em Ensino de Ciências e Saúde
  • Ética na Pesquisa em Ciências e Saúde
  • Fitoterapia e Saúde
  • Formação Docente e Desenvolvimento Profissional
  • Modelos, Estratégias e Práticas para a Promoção da Saúde
  • Práticas de Referência no Ensino de Biologia
  • Práticas de Referência no Ensino de Física
  • Práticas de Referência no Ensino de Química
  • Processos Pedagógicos e Científicos Mediados por Tecnologia
  • Teorias Cognitivistas e Interfaces com a Aprendizagem Significativa

CORPO DOCENTE

CONTATO

DOCUMENTOS