Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

DOI: http://dx.doi.org/10.17921/2176-5634 

ISSN 2176-5634

Qualis/Capes: A2 Ensino. 


CHAMADA PARA ARTIGOS-EDIÇÃO TEMÁTICA

PIBID-Matemática: os desafios, os impactos e as perspectivas na formação de professores

 Os projetos do PIBID-Matemática, presenciais e a distância, fecharam um ciclo em 2018. Nos últimos quatro anos, esse projeto nacional possibilitou uma importante aproximação dos licenciandos em Matemática da realidade escolar, em particular da prática de ser professor. Ao longo desse quadriênio, muitos desafios se colocaram, por exemplo, sugestão de redução de bolsas, o que enfraqueceria os projetos e a experiência escolar para muitos licenciandos. Nesse ínterim, as equipes dos PIBID-Matemática se mobilizaram e conseguiram a manutenção do projeto, juntamente com a mobilização nacional dos outros subprojetos. Tal mobilização propiciou aos bolsistas perceberem que a educação extravasa a sala de aula, e constitui-se como um ato político de resistir aos desmontes sugeridos por governos no tocante à educação pública acessível à população e de qualidade. Nesse sentido, muitas experiências e produtos educacionais foram gerados por todo o Brasil, nos subprojetos de Matemática, e merecem ser divulgados e registrados por meio de artigos inéditos nessa Edição Temática. Todo o processo de submissão de artigos deve ser feito pelo sistema eletrônico da Revista no endereço: http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/jieem

Prazos para Submissão:

01-04-2018 à 01-06-2018 -- Prorrogado para 15/06/2018

 

Editores Convidados-Edição Temática-PIBID-Matemática:

Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann- Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Coordenador PIBID-Matemática EaD (UFJF)

Prof. Dr. Fabiano Souza- Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística-Coordenador PIBID-Matemática (UFF)

 

O Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – JIEEM é uma publicação aberta no campo da Educação Matemática.

Nosso objetivo é a publicação de artigos que reflitam pesquisas em Educação Matemática, observando tanto a variedade de temas quanto as diferentes metodologias adotadas.

De modo a enfatizar tal diversidade, aceitamos para submissão artigos em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Todos os artigos submetidos são avaliados por dois pareceristas.

International Journal for Studies in Mathematics Education

The IJSME is an open journal in the field of mathematics education. Our aim is to publish articles regarding a variety of themes that could reflect different research approaches within the field.

In order to accentuate a wide-ranging of research papers, and to reach as many researchers as possible, we accept for submission articles in Portuguese, English, French and Spanish. All articles are evaluated by two reviewers.


v. 11, n. 2 (2018)

Sumário

Artigos

Willian José Cruz
PDF
104-110
Marli Teresinha Quartieri, Maria Madalena Dullius, Italo Gabriel Neide, Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Raiza Betania Halmenschlager
PDF
111-119
José Milton Lopes Pinheiro
PDF
120-129
Francisco Regis Vieira Alves, Marlene Alves Dias, Maria Vanísia Mendonça de Lima
PDF
130-144
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer
PDF
145-159
Veridiana Rezende, Mariana Moran, Thais Michele Mártires, Fabricia Carvalho Paixão
PDF
160-171
Lênio Fernandes Levy
PDF
172-177
Rosilda dos Santos Morais, Filipe Santos Fernandes, Raquel Guimarães de Medeiros
PDF
178-185
Rafaela Silva Rabelo
PDF
186-193